CONHECENDO O SHIH TZU
Você sabia que o Shih Tzu está entre as 15 raças de cães mais antigas do mundo? Apesar do padrão que conhecemos hoje ter sido desenvolvido na China, acredita-se que a raça tenha surgido no Tibete, durante o século 17. Seu nome significa “cão leão”, em referência ao formato de seu rosto, que lembra o de um pequeno leão. Durante a Dinastia Ming, que governou a China entre os anos de 1368 e 1644, os Shih Tzus eram os cães favoritos da nobreza. Eles vivam em grandes palácios e eram cercados de cuidados especiais. Viveram por muito tempo na China, isolados de outras raças e do resto do mundo. Chegaram ao Oriente somente no século 20, após a Revolução Chinesa, que transformou o antigo império chinês em república. Em 1930 a Inglaterra começou sua primeira criação de Shih Tzus, categorizados de início como Lhasa Apso. Depois de algum tempo a raça foi reconhecida oficialmente pelo Kennel Club.
Há também uma lenda que diz que o Shih Tzu foi criado por uma princesa chinesa e por um mongol, que decidiram cruzar um Pequinês, representante da China, com um Lhasa Apso, representante do Tibete, para simbolizar o amor entre os dois povos.
ALGUMAS ESPECIFICAÇÕES DO SHIH TZU
TEMPERAMENTO DO SHIH TZU
Os Shih Tzus são cães de companhia muito dóceis, extrovertidos e apegados aos donos. Eles adoram carinho, atenção e não dispensam um colo! Costumam se dar bem com crianças, estranhos e outros animais, quando socializados desde cedo. Apesar de brincalhões, os cães dessa raça são bem tranquilos e não necessitam de muitas atividades físicas. É claro que passeios são sempre muito bem-vindos, mas não se preocupe, alguns minutos de caminhada já são suficientes para manter a saúde física e mental desses cães. Os Shih Tzus não costumam latir muito, são bem tranquilos, claro tudo vai da maneira de como é criado. Os cães dessa raça, conseguem aprender bem, quando ensinados com amor e paciência!
Assim como o Pug, o Buldogue Francês e o Buldogue Inglês, os Shih Tzus são braquicefálicos, ou seja, focinho achatado, crânio compacto e sistema respiratório superior comprimido. Por conta dessa anatomia, os Shih Tzus costumam roncar, principalmente quando filhotes, mas a medida que vão crescendo a ronquidão vai diminuindo.
ATIVIDADES RECOMENDADAS PARA O SHIH TZU
Diferente de raças maiores, os Shih Tzus são tranquilos e não necessitam de muitas atividades físicas. Exercícios são importantes para manter a saúde física e mental de qualquer animal, mas no caso dos Shih Tzus, brincadeiras em casa e pequenas caminhadas já são suficientes. Recomendamos reservar um período do seu dia, de preferência durante a amanhã ou final da tarde, para fazer um passeio tranquilo com seu cão. Não force corridas, pois a anatomia da raça Shih Tzu não é apropriada para exercícios intensos. Como dito anteriormente, esses cãezinhos possuem focinho achatado e por isso, apresentam dificuldade para respirar. Se você não quiser sair para passear todos os dias, pode optar por brincadeiras divertidas dentro de casa. Shih Tzus adoram pegar bolinhas, brincar de esconde-esconde e dar mordidinhas em brinquedos. Use a criatividade e divirta-se com seu cãopanheiro!
PRINCIPAIS CUIDADOS
Se você sonha em ter um Shih Tzu, saiba que o cãozinho demanda alguns cuidados especiais, principalmente com a pelagem. Os cães dessa raça possuem pelos longos e por isso, necessitam de escovação diária. A escovação é muito importante, pois evita nós, reduz o acúmulo de sujeira e ainda ajuda a remover os pelos mortos. Esses cães não costumam soltar muitos pelos, apenas quando estão próximos de atingir a maturidade. Vale lembrar que os Shih Tzus também precisam de banhos semanais. Você pode dar os banhos em casa, mas recomendamos que consulte o veterinário antes de comprar os produto de higiene. A tosagem higiênica é recomendada para manter os pelos sempre limpos e saudáveis. A escovação dentária é outro cuidado importante que você deve ter com seu Shih Tzu. Mantenha a frequência de escovação para proteger seu cão de tátaro, infeccções e mau hálito. Você também deve realizar diariamente a limpeza dos olhos, já que são bem sensíveis. O ideal é manter a região sempre limpa e seca.